Pesquisar
Close this search box.

Qual a função do radiador automotivo?

Entenda todas as características de um radiador automotivo, e de que forma ele contribui para o bom funcionamento de seu veículo.

O que é e como funciona o radiador automotivo?

Você sabe o que é um radiador automotivo? Provavelmente, já conhece de nome, mas sabe como ele funciona e para que serve?

O radiador é apenas um dos componentes do sistema de arrefecimento do motor, ou seja, apesar da ideia de que ele é um componente único, ele na verdade é um sistema completo.

Ele é um item de um ecossistema onde é feita a troca de calor entre o ar e uma substância líquida.

Por isso, a principal função de um radiador no carro, por exemplo, é dissipar a maior parte do calor localizado no motor, gerado pela queima do combustível.

Vamos entender melhor todo esse processo?

Como o radiador automotivo funciona?

Por ser um sistema de troca de calor, o radiador é quem faz esse troca de substâncias dentro de um sistema fechado.

Seu núcleo é formado por diversos canais, que são compostos por tubos de ventilação. Dessa forma, isso facilita tanto a passagem de ar, quanto a troca de calor.

Os tubos permitem a passagem de ar, resfriando o calor do líquido de arrefecimento, permitindo assim, a diminuição na temperatura interna do veículo.

Resfriamento

Dentro de um sistema de arrefecimento, ao lado do motor, posiciona-se um termostato.

Quando ocorre um aumento da temperatura do motor, ao atingir certo limite, esse termostato se abre, permitindo que o líquido já refrigerado passe e dessa forma, realize a troca de calor.

Ou seja, o calor do motor é transferido para a água ajudando na diminuição da temperatura.

Entretanto, para que esse processo ocorra, o radiador precisa ainda realizar outras funções.

  1. A entrada de ar;
  2. O resfriamento do sistema;
  3. A saída do ar quente.

Para auxiliar no processo, ainda existe um ventilador posicionado entre o motor e o radiador, ajudando a acelerar o processo de resfriamento.

Dessa forma, o líquido de refrigeração circula no sistema, passando pelos cilindros, capta o calor do motor e na sequência, retorna ao seu local natural: o sistema de arrefecimento.

É um processo de grande importância para o funcionamento correto de seu veículo.

E se por acaso, o radiador parar de funcionar? O que acontece?

O que acontece se ele parar de funcionar?

Sabendo que o radiador é um componente vital para a saúde seu veículo, com a falta de funcionamento, o problema a ser incorrido será o superaquecimento do veículo.

Posteriormente, problemas maiores ainda podem ocorrer.

Na maior parte das vezes, o principal problema ocorre por conta de um mau funcionamento do termostato, que não se fecha ou não se abre quando a temperatura limite é atingida.

Dessa forma, além de impedir a circulação do líquido de refrigeração entre os cilindros, acontece o superaquecimento do motor.

Vazamentos também são um problema comum em casos de mau funcionamento do sistema de arrefecimento.

Eles também atrapalham a circulação do líquido, e dessa forma, é muito importante você saber quais os principais cuidados para a manutenção do sistema e deixar ele sempre em pleno funcionamento.

Quais os principais cuidados com o radiador?

Assim como em qualquer sistema, a manutenção periódica é o melhor cuidado para ter com seu sistema de radiador.

Seja para prevenir danos ou prolongar a vida útil, é necessário entender que existem produtos que auxiliam no seu melhor funcionamento.

Apesar de muitas pessoas utilizarem água para encher o radiador, o mais recomendado é utilizar um líquido de refrigeração próprio para essa finalidade.

Dessa forma, você evita problemas de ferrugem, vazamentos e ainda contribui para o seu melhor funcionamento.

Além disso, deve-se prestar atenção quanto ao entupimento do radiador.

Por isso, faça revisões preventivas e se atente para a mangueira do radiador. Verifique se ela não está rachada e verifique também se o ventilador se encontra em boas condições.

Outro item importante é quanto a troca do líquido.

Só realize o procedimento no radiador quando o veículo estiver frio.

Realizar a troca com o veículo ainda quente, pode danificar o motor ou causar algum acidente por conta da alta temperatura que o veículo estará.

Seguindo todos esses passos, é possível garantir um pleno funcionamento do seu sistema de radiador.

Os próximos passos são manter os cuidados do veículo e sistema. Conte sempre com a Real Radiadores para garantir mais segurança e qualidade em seu radiador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *