Diferença entre Radiador original com caixa plástica e radiador todo de alumínio:
O Radiador original foi desenvolvido para ser feito em uma linha de produção onde conseguisse ter agilidade na fabricação e baixo custo, por isso ele e fabricado com a comeia de alumínio e as caixas plásticas, já na alta performance nós melhoramos o radiador fabricando as caixas de alumínio e soldando no radiador, com esse processo conseguimos baixar a temperatura em torno de 15% muito importante para o ganho de performance no motor.
É isso mesmo. Só água desmineralizada não contém partículas sólidas e minerais que com o tempo acabam se depositando nas câmaras de água de bloco e cabeçote, bomba d’água e radiador, reduzindo a eficiência de sua função de tirar calor do motor e jogá-lo na atmosfera. Pode também ocorrer corrosão eletroforética em ligas leves como alumínio por efeito de diferença de potencial elétrico entre os materiais. Os postos dispõem dessa água.

Intercooler é  um acessório que pode auxiliar na potência de carros turbinados. Ele tem a função de baixar a temperatura do ar aquecido pelo turbo compressor.

O radiador de óleo funciona como um arrefecedor do fluido da transmissão ou do óleo do cárter. Além disso, ele lubrifica as peças, de modo a diminuir o atrito entre elas.

Antigamente, alguns veículos já vinham de fábrica com o radiador de óleo, como o Fusca e a Kombi. Hoje, ele é utilizado apenas em alguns tipos de veículos, como em automóveis esportivos e de competição ou veículos de reboque.

Os modelos novos de automóveis já não são mais fabricados com o radiador de óleo, mas exceções podem ser encontradas. Este é o caso do Mitsubishi Lancer, que acabou necessitando desta peça. O motivo foi o superaquecimento da transmissão, devido a falha no projeto de fabricação.

Benefícios do radiador de óleo

Para o funcionamento adequado do veículo, o ideal é que a temperatura do óleo seja mantida entre os 82 e 93 graus, aproximadamente. O radiador de óleo tem justamente esta função: manter esta temperatura equilibrada.

Maior estabilidade na temperatura do óleo equivale a maior rendimento e maior vida útil do motor. Sem grandes variações de temperatura, o óleo também dura por mais tempo e lubrifica melhor os componentes do motor.

A instalação pode ser uma escolha de proprietários de veículos de uso severo, como carros turbinados, picapes e motos.

Se o seu veículo possui um radiador de óleo, é importante conhecer alguns problemas que podem ser provocados pelo mau funcionamento deste acessório. Caso o carro esteja morrendo após ser ligado, pode ser que o radiador esteja obstruído.

O radiador entupido pode gerar uma série de outros problemas no veículo:

  • maior consumo de óleo, devido ao superaquecimento;
  • estrago dos pistões;
  • surgimento de borra no motor, que, por sua vez, pode entupir uma série de outras peças; entre outros.

Para descobrir se é este o problema do seu veículo, siga os seguintes passos:

  • retire totalmente o óleo do radiador;
  • com um copo, coloque água. Conte quantos copos de água o radiador de óleo está comportando.

Caso a quantidade seja pequena (apenas um copo), isto significa que o radiador de óleo está entupido. Há duas formas de resolver este problema:

  1. deixar o radiador de molho na gasolina, para desentupi-lo;
  2. trocar o radiador de óleo por uma peça nova.

Seja qual for sua escolha, aja o quanto antes, para prevenir-se de maiores problemas no veículo.

Faça uma pergunta

    Assista nosso Canal

    Horas de Serviços
    • Segunda-feira 8:00 - 18:00
    • Terça 8:00 - 18:00
    • Quarta feira 8:00 - 18:00
    • Quinta feira 8:00 - 18:00
    • Sexta-feira 8:00 - 18:00
    • Sábado Fechado
    • Domigo: Fechado